quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quando o Rio é mais carioca!

Começa hoje uma exposição que pretende mostrar em fotos como o verão influencia na identidade Carioca.

A mostra reúne 65 imagens garimpadas dentre mais de 10 milhões de imagens do acervo da Infoglobo, sempre tentando mostrar a ideia de que o verão de cada década tem sua característica própria e com isso deixa uma marca diferente na cidade. Marca essa que pode ser um novo esporte, uma nova moda, uma tendência.

Na década de 50, por exemplo, veremos banhos de chafariz e leques em alta, ambos na tentativa de amenizar o calor. Em 60, a invasão dos biquínis pegando o lugar dos grandes maiôs. Em 70, o píer de Ipanema que tanto marcou uma geração. Em 80, o conhecido verão da lata. A partir de 90, o pôr do sol aplaudido no posto 9 e a orla como academia a céu aberto. E por aí vai...

Hoje temos um verão com características herdadas de todas essas décadas e muito mais. A cerveja gelada, que sempre teve espaço na agenda do carioca, banhos noturnos (especialmente no arpoador), finais de tarde com música nos quiosques, cachoeiras e trilhas lindas, o stand up paddle divertindo homens e mulheres, as barraquinhas vermelhas que eram obrigatórias nos barraqueiros hoje substituídas por barracas com cores mais suaves, que interferem menos no visual... Enfim, o verão está apenas começando e as atividades e novidades também!

Foto de Custódio Coimbra


E para entendermos melhor como funciona o carioca e sua paixão pelo verão, vale a conferida na exposição! "Verão: quando o Rio é mais carioca" fica em cartaz até o dia 7 de fevereiro nas galerias do segundo andar do Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio. E pra ser melhor ainda e mais a cara do carioca: a entrada é gratuita!

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Meu nome é Márcio, sou estagiário do departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir