sexta-feira, 6 de agosto de 2010

E por falar em transporte público...

Duas críticas:

- Estou passando uma temporada na Barra da Tijuca e conhecendo o transporte público de lá. Pois bem, eles tem uma linha, 179, que parece coisa de português. No ponto de ônibus que eu uso e em mais alguns, o carro do 179 passa o tempo inteiro, mas com no mínimo 3 destinos diferentes!! E é exatamente o mesmo carro!! Tá, pra não ser injusta, tem um que vem dizendo que vai pro Jockey. Os outros 2, vem escritos linha amarela, mas um está vindo da linha amarela e indo pro Recreio e o outro está indo pra linha amarela. Enfim, uma confusão só. Por que não mudam o número do bendito ônibus???? Nem preciso dizer que descobri isso porque hoje fui parar no Recreio né...

- Crítica 2 é em relação às pessoas em geral. Não quero generalizar, mas tem me parecido bem comum. Estou com 2 semanas de transporte público na Barra. Os ônibus vem super cheios e o trajeto dos que eu pego é loooooongo pra chuchu. A boa educação nos diz que existem algumas pessoas que tem prioridades, por motivos de saúde, de cuidados especiais, como grávidas (eu) e idosos.

Sabe quantas pessoas me cederam lugar? Nenhuma. Aí pode ser porque não tem certeza se estou grávida, posso estar gordinha. Mas não é essa a desculpa, porque todas as vezes que entraram idosos NINGUÉM foi capaz de se mexer. Eu andei a Linha Amarela inteira, num trânsito horrivel, eu exausta e uma senhora de uns 80 anos do meu lado se saculejando, nós duas em pé. E no dia seguinte EU dei lugar pra uma senhora, porque me vi mais descansada que ela e percebi que ninguém mais o faria.

Na semana anterior, peguei o metrô de Copacabana pro Centro. 3 pessoas se levantaram pra que eu sentasse, entre elas, um senhor.

Um comentário:

  1. Como morador do Recreio eu sei bem como explicar o roteiro da linha 179.

    1. Central x Alvorada (Joquei)
    2. Central x Recreio (Joquei)
    3. Central x Recreio (Linha Amarela)
    4. Central x Recreio (Linha Amarela - direto)* Não passa no Cond. Alfa Barra.

    Esteja atenta que não irá se perder!
    Agora com relação à sua crítica, eu também já notei bastante isso à algum tempo. As pessoas hoje em dia não tem mais a cortesia de ceder o lugar e se oferecer para segurar uma bolsa/mochila. É chato admitir, mas valores como esse são raros de encontrar...

    ResponderExcluir