terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Bicicletando" por aí...



Andar de bicicleta nunca esteve tão na moda. Além de contribuir com o trânsito e com o meio ambiente, já que reduzimos os carros nas ruas e a emissão de gases, é um excelente exercício físico. Uma atividade que não apenas é um transporte, mas também um passeio e um meio de trazermos o bem para nós mesmos, corpo e mente, e também para aqueles que estão a nossa volta.

E foi "bicicletando" por aí que percebi um monte de coisas.

1- A iniciativa do Banco Itaú de disponibilizar bicicletas para alugar, por um preço acessível (tem plano mensal) é super bacana. A quantidade de laranjinhas por aí é imensa e ainda estimula que cuidemos bem das bikes, já que estamos compartilhando. Se eu não cuidar, amanhã não vou poder usar né... (mais informações no site http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp)

2- Como nossa cidade é maravilhosa! É cada paisagem linda, você fica abobado. Parei para fotografar, parecendo turista. São outros ângulos ou até mesmo os ângulos de sempre. A paisagem do Rio é incansável e parece sempre surpreendente!



3- O ciclista precisa ser também cidadão em pequenas coisas. Já está favorecendo o ar que respiramos, mas tem que fazer muito mais. Não pode jamais esquecer de pensar no próximo quando estivermos na atividade. Mesmo estando na ciclovia da orla, se o sinal fechou para os carros, verifica se há pedestres tentando atravessar. Pare e os deixe atravessar. O que vi de carrinhos de bebês, senhoras, etc que não conseguiam atravessar a rua porque nenhuma bicicleta parava... Muito chato isso. Dê passagem! Seja educado.

4- Cuidado com o sentido das ruas. Na época em que fiz auto escola essa questão caiu na prova. O sentido dos carros deve ser o mesmo sentido para as bicicletas. Isso acontece porque se um pedestre for atravessar a rua, por exemplo, ele não vai olhar para os dois lados. Vai olhar para o sentido dos carros. Os carros, por sua vez, podem tomar as precauções e os cuidados ao verem o ciclista, como se fosse moto, ou outra coisa do tipo. Enfim, se for no sentido oposto, redobre o cuidado e o respeito. De preferência não faça. A rua ao lado provavelmente dá mão para você.

5- Existem algumas ruas que tem faixas especiais para ciclistas. Usem! E se estiver de carro, respeite! É pro ciclista!!

6- É impressionante como tive dificuldade para achar um lugar de prender bicicletas na orla de Copacabana.  Foi tão difícil achar que quando encontrei fiquei com medo de deixar. Vai saber o motivo de não ter né...

7- Ajude quem possa estar com alguma dificuldade. Seja um ciclista, seja um pedestre, seja quem for. Olhe para o outro.

Na volta do meu passeio, uma senhora passou rápido por mim e me deu uma bronca: "ta tudo errado! A marcha tá errada e blablabla". Brigando mesmo. Eu devia estar devagar e ela com pressa. Depois que processei a informação, resolvi tirar satisfação, ora bolas! Pedalei o mais rápido e quase não a alcancei. Quando finalmente consegui falei "você tava falando comigo?? Tava falando comigo???" Ela me olhou assustada, já que usei o mesmo tom de quando ela me passara. Quando vi a cara de preocupação da senhora, abri um sorriso: "então me explica, porque eu não sei usar essa marcha direito, por favor"...

8- Reclame dos buracos, do meio fio alto pra caramba, de não ter rampa pras calçadas, dos maratonistas que não deixam espaço, dos lugares sem ciclovia, dos motoristas sem educação.

9- Ensine seu filho a andar... É infinitamente mais gostoso que videogame e cada vez temos mais espaços seguros para brincar ao ar livre, ainda mais na nossa cidade maravilhosa.

10- Pedale cantando, sorrindo, resmungando, viajando... Mas não perca sua atenção nos outros. Seja cordial e educado sempre. E curta. porque é bom demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário