terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sobre a cabeça no meio da Enseada de Botafogo...

Já tem um tempo que quero falar sobre isso... HOJE VAI!



Tenho certeza que não sou a única curiosa! Quem é que, passando pela paisagem que já vimos diversas vezes, não estranhou uma enorme cabeça branca emergindo das águas da enseada? Eu não só estranhei, como fotografei, me interessei e pesquisei! E olhem o que descobri... Ela faz parte do projeto "OIR - Outras ideias para o Rio" e foi feita pelo catalão Jaume Plensa. Sua ideia era uma interferência que dialogasse com essa paisagem e mostrasse também a admiração do artista por Iemanjá. E é apenas uma das 6 obras deste projeto tão bacana.

OIR (nome do projeto) é RIO escrito ao contrário: um Rio pensado diferente. A cidade, que já é uma galeria a céu aberto, está recebendo em seus principais cartões postais, intervenções de alguns artistas. A ideia principal é promover o contato entre as obras de arte, a paisagem natural e as pessoas que por ali circulam. Por isso os locais, a magnitude.. Para gerar essa estranheza, essa curiosidade, um burburinho.

Nesta primeira etapa serão 6 obras de 6 artistas diferentes, de prestígio internacional, convidados para propor essas grandes obras para a paisagem da cidade. No Arpoador, Ryoji Ikeda; Na Cinelândia, Robert Morris; Enseada de Botafogo, Jaume Plensa; Cais do Porto, Andy Goldsworthy; Parque de Madureira, Henrique Oliveira; Arcos da Lapa, Brian Eno.

Eu fiquei curiosa para ver as outras... No site explica tudo, os artistas, as obras, um tour... http://www.oir.art.br/

Matou a curiosidade né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário