quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A história do bondinho do Pão de Açucar

Para comemorar os 100 anos do nosso bondinho, nada como saber um pouco mais sobre a sua história... E com isso, mais sobre a nossa cidade!



Augusto Ferreira Ramos, engenheiro brasileiro, estava comemorando o centenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas quando teve a ideia da construção de um caminho aéreo para o alto do Pão de Açúcar. Foi então que, com 360 contos de réis, ele e mais um grupo de amigos ilustres, fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, e iniciaram em 1910 a construção do primeiro teleférico brasileiro.

No dia 27 de outubro de 1912 um carrinho de madeira amarelo inaugurava o primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, numa extensão de 528 metros e 220 metros de altura. Subiram 577 pessoas, ao preço de 2 mil réis, em um voo pelo céu da nossa cidade. Era o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do mundo, marco que projetou o nosso país para sermos reconhecidos em terras estrangeiras também! Na época era conhecido como "Camarote Carril', mas não demorou a ser apelidado de bondinho, por sua semelhança com os bondes que circulavam pelo Rio.

No ano seguinte, no dia 18 de janeiro de 2013, inauguraram o segundo trecho, com uma extensão de 750 metros e 396 metros de altura, completando o trajeto como conhecemos hoje.

Em 1972, quando já estava com seus 60 anos, nosso primeiro bondinho foi aposentado e deu lugar a um mais novo, leve e moderno, medindo 6,00 X 3,00m, em forma de bolha, feito de alumínio e com tecnologia de aviação. A ideia era de que, quando o carioca o visse subindo ou descendo, teria a imagem de uma joia, um diamante. E, para nós, cariocas, é isso que ele é. Seu design foi premiado no 4° Salão de Montanha em Turim, no ano anterior.

Em 2008 foi novamente modernizado, mas seu design permaneceu o mesmo. Sua estrutura de alumínio e sua cobertura envidraçada, único no mundo com faces laterais totalmente transparentes, permitem uma das vistas mais deslumbrantes num passeio inesquecível para quem visita o cartão postal. O trajeto dura cerca de 3 minutos até o Morro da Urca e mais 3 até o Pão de Açúcar, tempo que parece pouco para vislumbrar tanta beleza e para se ter a sensação de flutuar pelo ar. A capacidade é de até 65 passageiros em cada viagem e os intervalos entre elas são de cerca de 20 minutos.

Para quem vai visitar, é bom saber: a bilheteria abre as 8 da manhã e fecha as 19h50.
Os preços são: Adultos R$ 53,00, menores de 6 anos não pagam, de 6 a 12 anos R$ 26,00. Estudantes e menores de 21 anos do Rio de Janeiro tem 50% de desconto.

Curiosidade:
- Altura do Morro da Urca: 220 metros
- Distância da Praia Vermelha até o Morro da Urca: 538 metros
- Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
- Distância do Morro da Urca até o Pão de Açúcar: 749 metros



Nenhum comentário:

Postar um comentário