terça-feira, 16 de abril de 2013

Solidariedade a favor da saúde

Um gesto de cidadania é você tentar ajudar aqueles que precisam utilizando seus recursos, sua vivência, sua experiência, seu conhecimento, suas habilidades, sua generosidade.

E foi com um gesto cidadão que um grupo de amigos se reuniu para levar mais saúde para as mulheres das comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, da zona sul do Rio de Janeiro. Após entrar em contato com a Associação de Moradores do Cantagalo e confirmar a necessidade deste tipo de ação - temos que concordar que a saúde na cidade não é lá das mais acessíveis - foi disponibilizado para o grupo uma casa abandonada, doação de uma produtora para a comunidade, já com a ideia de se tornar um posto de saúde - que não aconteceu até então.

Com a ideia, a vontade, o local e os médicos disponíveis, era hora de colocar tudo pra funcionar e tornar aquele sonho algo real. E foi o que aconteceu. Todos os voluntários se reuniram e limparam a casa, e através de e-mails conseguiram doações e móveis para montar o Postinho, inaugurado em abril de 2010.

Durante os 3 anos de funcionamento o Postinho contou com a colaboração e muito trabalho de seus voluntários e com doações de remédios e materiais feitas por amigos e familiares. E conforme o projeto foi crescendo mais parceiros e voluntários abraçaram a ideia.


Após um ano com mais de mil atendimentos, o Postinho virou "ONG Rede Postinho de Saúde - Saúde preventiva da mulher" e acolheu mais especialidades. Ao todo são 11: Ortopedia, Dermatologia, Oftalmologia, Clinica Geral, Nutrição, Fisioterapia, Massoterapia, Enfermagem, Terapia Floral, Psicologia e Reiki. Totalizaram mais de 4000 atendimentos no tempo de funcionamento e se tornaram respeitados e muito procurados pela comunidade, que sentia falta de alguns serviços e ali puderam encontrar também um atendimento diferenciado - afinal, sendo voluntários só podiam estar ali por muito amor mesmo. 

Porém, não é só da boa vontade dos participantes que se mantém os sonhos e ao longo do tempo dificuldades foram surgindo. O Postinho sofreu muito com a ação do tempo e com as chuvas fortes e em junho de 2012 teve que ser fechado. A umidade destruiu móveis, medicamentos e tornou o ambiente ruim para atendimentos médicos. Não teve jeito.  

A parte boa é que a vontade dos médicos voluntários continua. E um problema desses pode ser resolvido, claro. O Postinho não possui patrocinadores mas já saiu no RJTV e agora conta com mais colaboradores para se reerguer e voltar a levar mais saúde para esta comunidade - e quem sabe expandir essa ideia por outras comunidades?

E nós podemos ajudar! Divulgando a ideia, doando itens necessários e fazendo doações em dinheiro - tem valores de 15 reais pra cima e toda ajuda é super bem vinda!

Para colaborar e saber mais, acesse: http://benfeitoria.com/postinho

Eu quero um Rio com mais saúde e com mais pessoas de iniciativa e solidárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário