segunda-feira, 15 de abril de 2013

"... sujou o chão?? Limpa aí seu porcalhão, tenha mais educação!"

Uma pesquisa feita pelo site de turismo TripAdvisor indicou e publicizou aquilo que todos nós sabemos: o Rio de Janeiro está uma sujeira só! (calma, neste momento não estou falando de política). O levantamento considerou os principais destinos procurados por turistas e trouxe a tona essa realidade de que não adianta apenas ser bela, uma boa cidade tem que ser bem cuidada também.

Em primeiro lugar, como a mais suja, ficou Bombaim, na Índia. O Rio, cidade maravilhosa, ficou em 9°, sendo a única cidade brasileira na lista das 20 mais sujas - a considerada mais limpa é Tóquio, no Japão.

Para tentar limpar essa imagem,  a partir de julho deste ano estará valendo uma nova lei que irá multar todos os porquinhos, quero dizer, pessoas que jogarem lixo fora da lata. Serão cerca de 500 agentes municipais encarregados dessa missão. Na verdade, a lei já esta valendo mas por enquanto os agentes irão apenas orientar e tentar começar essa nova/velha educação. A partir de julho o valor irá variar de R$ 157,00 até R$ 3.000,00, dependendo da quantidade de lixo despejado.

Infelizmente o carioca não conseguiu entender nem aprender que o lugar do lixo não é nas ruas. Mais uma vez foi preciso criar uma lei, mexer nos bolsos, para que possamos por em prática o básico da boa educação. A medida será válida para todos, inclusive crianças. Estas, porém, não levarão multa. Se não aprenderam em casa, irão aprender com os agentes que vão orienta-las também.

Mas acredito que as crianças não serão o problema. Assim como no pedaço da letra da Galinha Pintadinha que fiz de titulo desse post, nossas crianças estão sendo bem orientadas e parecem saber mais que nós, adultos - basta que a gente pare de dar exemplos errados.

No Rio das Pedras, em Jacarepaguá, após descobrir que sua comunidade era considerada uma das mais sujas do bairro, uma cabeleireira e sua filha resolveram fazer a diferença. Montaram um projeto para fiscalizar e cobrar da comunidade a limpeza, horário certo de colocar o lixo pro caminhão buscar, separar lixo, etc. O projeto é a Patrulinha da Limpeza. Ele leva jovens e crianças, todos treinados, para as ruas da comunidade com apitos pendurados nos pescoços, chamando a atenção para qualquer tipo de porcaria e porcalhões. Não é uma multa, mas é uma vergonha danada ser pego fazendo isso e tomar um apitasso da criançada.

De resto, não adianta reclamar que não achou a lixeira, que escorregou da mão, que guimba de cigarro pode, etc, etc. Pense assim: se fosse no chão da sua casa você jogaria?? Pois o Rio de Janeiro também é a sua casa.

Então agora vai: lei nova, patrulhinha, patrulhona... Rio de Janeiro, cidade linda e limpa! Na marra!

Um comentário:

  1. sou formada em educação ambienta pelo SENAC minha tese foi desenvolvida sobre o lixo descartado no rio das pedras aonde levo uma solução e a conscientização da comunidade que vive e transita na comunidade achei interessante a ação da "patrulhinha do rio das pedras" no meu projeto consiste uma atividade parecida seria muito interessante conhecer meu contato é lefral@oi.com.br

    ResponderExcluir