quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um pensamento sobre Olimpíadas no Rio de Janeiro



Por mais que a Rede Globo não esteja transmitindo os atuais jogos olímpicos, eles ainda são o assunto da vez. É extremamente emocionante ver nossos atletas competindo, ver também a comoção geral nas conquistas, na superação de desafios, nas vitórias e derrotas, em todos as línguas. E também ver essa quantidade gigantesca de esportes que quase nunca são falados, principalmente aqui, no país do futebol.

Hoje foram alguns deles: ginástica artística, lançamento de dardos, luta olímpica, pólo aquático... Assisti a emoção de uma colombiana ao ganhar o primeiro bronze para uma sul americana na luta olímpica. E a comemoração foi o máximo: agarrou o treinador e o derrubou com um golpe no meio do tatame (será que é tatame??). Os dois caíram gargalhando de alegria.

Aí comecei a pensar... Imagina essa festa aqui no Rio.... Nossa cidade que já é uma festa...

Escutei a preocupação de muitos dirigentes, de repórteres e comentaristas: o Rio não está pronto, o Rio não tem estrutura, o Rio tem um desafio enorme pela frente. E até ouvi que o Rio não ia conseguir e era um erro fazer os jogos aqui.

Pois bem, sabe qual a minha preocupação, meu medo pra essa época? É que com a enxurrada de gringos que iremos receber, eles acabem se apaixonando pela cidade e resolvam se mudar!

Estamos sim com obras atrasadas, temos muitas coisas para melhorar até lá, o transito vai ficar muito complicado, caótico, tudo vai ficar lotado. E quer saber de uma coisa? Esta sendo assim em Londres também. E foi assim em Beiji ng. Faz parte do porte do evento. As cidades não são prontas pra isso. Elas são preparadas quando escolhidas.

Mas imagina essas equipes do pólo aquático, entrando na piscina no nosso clima tropical? Agora imagina os atletas treinando tendo ao fundo o Pão de Açúcar? E imagina o vôlei de praia, em plena princesinha do mar?  E o remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, com o Cristo abençoando? Sem contar o calor da torcida, a animação, a festa.

Para quem mora aqui, é continuar cuidando da cidade, continuar preparando mais e mais atletas, continuar nossas vidas e praticando a cidadania. Para os turistas, saibam que serão muito bem vindos, ao bom estilo carioca. Vão curtir e amar nossa cidade e serão sempre convidados a voltar. Podem desfrutar do nosso calor, das nossas paisagens, do nosso acolhimento. Sempre com respeito aos moradores e ao Rio. Mas por favor, continuem sendo turistas porque nossa superlotação tem prazo e validade estipulados ok?

Brincadeiras a parte, se vivemos em festa, sem motivos e cheios de problemas, imagina na Copa... Quero dizer, Olimpíadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário