quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cariocas olímpicos!

Como o assunto agora são os jogos olímpicos e a participação brasileira, resolvi falar um pouco dos atletas daqui, para prestigiar e mostrar o nosso apoio ao esporte.

Ao todo são 259 atletas brasileiros, participando de 30 das 36 modalidades em disputa (só não estamos no badminton, na ginástica rítmica, no trampolim, pólo aquático, hóquei de grama e em um tipo de ciclismo). E desses participantes, cerca de 20% são atletas do Rio, ou nascidos ou que representam clubes cariocas.

Um dos ilustres cariocas e um dos mais conhecidos é o levantador Bruninho, que após ter passado um tempo em Floripa, voltou a cidade natal para fechar contrato com o RJX (bancada pelo Eike Batista). O filho de Bernardinho aposta no talento da seleção e na tradição para trazer a medalha para casa, que apesar de não ter feito uma campanha brilhante, ainda é reconhecida como uma das favoritas ao ouro.

Para termos essa representação, a prefeitura investiu cerca de 12 milhões no programa chamado Time Rio. Essa verba foi distribuída da seguinte forma: cada atleta teve que entregar ao COB um planejamento com previsões de gastos com material de treino, instalações esportivas, passagens aéreas, etc. O COB avalia e faz o repasse, em nome da prefeitura. Essa ajuda ainda inclui salários de técnicos, preparador físico, exames médicos, além de bolsas de estudo para colégios ou universidades. Os escolhidos para esse Time Rio foram atletas considerados medalhistas em potencial para as olimpíadas e que tivesse o vínculo com a cidade. Dentre eles, Diego Hipolito, Bimba e Bárbara Leôncio, cariocas. Para a escolha ainda foram consideradas as modalidades, já que a prefeitura e o COB deram preferência para os esportes individuais, como atletismo, ginástica, canoagem, judô, etc.

Esse investimento é bem bacana, já que alguns atletas tem muita dificuldade para ter dedicação exclusiva ao esporte por falta de patrocínio. E convenhamos que o esporte tem se mostrado cada vez mais um elemento importante no crescimento pessoal e profissional de muitos jovens, seja de jovens de baixa renda ou mesmo os nascidos em berço de ouro, pelo estímulo ao trabalho coletivo, às atividades e à cidadania.

Vamos continuar torcendo pelo Brasil e pelos atletas, cariocas ou não! Que venham medalhas, que a união continue e que possamos continuar com esse espírito esportivo de coletividade e de amizade quase que internacional!



Nenhum comentário:

Postar um comentário