terça-feira, 30 de outubro de 2012

Turista carioca - Parte 1

Estive viajando pela Itália e França, países abarrotados de turistas e de lá vi coisas muito legais e interessantes que poderíamos adotar aqui, inclusive pensando nos eventos que estão para chegar, como Copa e Olimpíadas. Porém também vi muitas coisas e atitudes que damos de 10 a zero nesses gringos e acho que somos exemplo. Espero que possam aprender com a gente.

Onde eles acertaram...

- Metrô. É incrível como tudo é completamente ligado pelo metrô. Você consegue visitar uma cidade inteira, todos os principais pontos turísticos, tudo mesmo, sem perder tempo em trânsito nem nada. Olhando o mapa você fica desesperado, porque parece um emaranhado, com baldeações, zilhões de estações, enfim. Mas olhando direitinho vai ver que é todo sinalizado, perfeitamente organizado! E em Roma, por exemplo, os bilhetes são válidos por mais ou menos 90 minutos, ou seja, você pode errar e depois consertar que ainda ta valendo!

(Na verdade os transportes em geral dão de 10 a zero na gente. Você pega um trem para qualquer lugar da Europa, conhece um monte de lugares usando um transporte mais barato e fazendo uma viagem diferente...)

- Confiança no cidadão. É tudo muito automatizado. São todos muito independentes. Em alguns supermercados, após fazer suas compras, você mesmo passa os produtos no leitor de código de barras,  insere o cartão ou o dinheiro na máquina, recebe o troco e vai embora. Nas lojas, os produtos ficam expostos do lado de fora distantes de qualquer fiscalização. Nos trens, os passageiros compram o bilhete numa máquina e embarcam sem ter que apresentar nada a ninguém (as vezes tem fiscalização dentro do trem, as vezes não).

- Lixo e reciclagem. É obrigatório e todos fazem. Casas, prédios, ruas... Em todos os lugares existem as lixeiras diferenciadas e isso é muito respeitado. E você também não vê NINGUÉM jogando lixo no chão. E quando digo lixo, falo de tudo, dos pequenos papeis de bala até entulhos mesmo. Eu pelo menos não vi nada assim. Todos parecem respeitar o espaço público.

- Jardins. Eu não sei quanto ganha um jardineiro na Europa, mas deve ganhar bem. Ou pelo menos tem bastante trabalho. Pois cada canteiro, cada pedaço verde, é super ultra mega cuidado, podado, arrumado. Parece que Edward Mãos de Tesoura passa diariamente por todos os lugares verdes e os ajeita! Lindos jardins e estradas.

- Organização de apartamentos. Achei muito legal alguns prédios terem a garagem separada e também haver um espaço no primeiro andar para cada apartamento guardar coisas, como se fosse uma dispensa. No lugar onde ficamos, havia galões de vinho, potes de molho para massa, etc, tudo nessa dispensa. E sem entupir o apartamento. E a garagem era uma casinha a parte, uma para cada apartamento, com chave. Sem problemas para vagas!

Dentro do apartamento, a cozinha era toda planejada. O forno fica separado das bocas do fogão, numa altura ergonômica para quem cozinha. O escorredor de pratos é dentro do armário, como se já fosse guardar a louça, e pinga numa bandeja que depois joga a água fora. E a geladeira é dividida diferente: a parte debaixo é o refrigerador, que usamos menos. E em cima o resto da geladeira. Também ergonômico.

Ah, e o chuveiro, que é aquele nosso chuveirinho preso a mangueira mas em tamanho aumentado!! Dá pra economizar bem a água desligando, pode lavar apenas partes específicas e depois desligar. Enfim, prático e ecológico.

Bugigangas para turistas. Para quem gosta de uma lembrancinha, eles são muito criativos. Perto de cada ponto turístico tem diversas lojinhas e vendedores com recordações diversas dos lugares. Chaveiros, miniaturas, postais, lenços, esqueiros, canetas, canecas, camisas, relógios... uma lista infinita de coisas mesmo! Pena que o Euro não ta ajudando... rs

Essas foram algumas coisas que lembrei ter gostado. Claro que tiveram muitas outras, mas dessas lembrei bastante.

Depois vou escrever o que não gostei. Chumbo grosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário