sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Para inglês ver... literalmente!

Por alguns instantes desejei não mais sediar a Copa nem Olimpíadas.

Não sei bem se é porque não estávamos preparados para receber um evento deste porte, ou se é porque queremos fazer um evento com a cara dos outros e não a nossa... Nossos representantes políticos estão querendo fazer as pressas tudo aquilo que acreditam ser importante para sediar esse evento. E nessa correria muito está sendo esquecido e as prioridades estão totalmente trocadas.

As noticias que leio hoje são desesperadoras!

Maracanã: Não contentes em querer privatizar o nosso patrimônio, o projeto para o estadio prevê a demolição de uma escola que fica no seu entorno. Uma escola!! E não é uma escola qualquer (mesmo que fosse). A Friedenreich é uma escola modelo e foi eleita recentemente como uma das melhores do Rio, uma das poucas boas, já que em educação estamos com nota zero. Isso sem contar com o museu do índio, que também cairá. Me desculpem minha falta de imparcialidade, mas eu estou realmente chocada e muito triste. Privatizar, demolir a educação... que exemplo, que absurdo!

Petróleo e royalties: Eu havia gostado da ideia de dividir os royalties tendo um destino certo para o dinheiro: a educação. Mas como vimos na situação do Maracanã, educação definitivamente não é prioridade. Afinal, precisamos cultivar a ignorância para continuarmos elegendo esses caras, né. Nosso governador disse, em entrevista: "sem royalties a Copa e as Olimpíadas ficam ameaçadas".

Área de Proteção do Marapendi - Barra da Tijuca: Essa é outra. O atual prefeito, que foi reeleito, está com um projeto "ótimo" para uma área de proteção ambiental. Ele quer torna-la um campo de golfe. Precisa falar mais?

IPTU e etc.: Você acha que paga muito por tudo, que a cidade está cara demais, e por aí vai? Pois bem, hora de reclamar pois existem muito mais aumentos previstos até a bendita Copa e Olimpíadas. E não é do seu salário que estou falando. Um deles será o IPTU. A previsão é de um aumento de até 30%.

Prainha: Não sei se é boato mas acho difícil, com tudo o que estamos vendo é mais provável que seja real. A prainha é uma das praias mais lindas da cidade e mais preservadas, sem muitas intervenções do homem. Até agora. A história que corre é de que será erguido, na entrada da prainha, um enorme condomínio de luxo. Também, com os preços cariocas tão em alta, qual empresário não quer investir?

Pra finalizar te conto mais... Eu morava num bairro tranquilo. Hoje esta caótico. Obras em tudo quanto é lugar, desvios de ruas, barulho de dia e a noite. Um caos, uma correria. Tudo pra ontem sem pensar no hoje. E a previsão pro amanhã não sou eu, é a Copa.

Na carta que escrevi ao futuro prefeito, nesse mesmo blog, meu único pedido foi que olhasse pros cariocas e não para os turistas. Que pensasse na gente, em pessoas, e não em eventos ou coisas do gênero. E mais: cuidasse da educação.

Afinal, que obras são essas onde nós, que os elegemos, somos prejudicados, e são os gringos quem vocês querem impressionar?? ACORDA RIO, POR FAVOR!

2 comentários:

  1. É um absurdo tudo isso!!! O Rio não merece ficar em segundo plano, perdendo posição pra eventos!! Agora o cidadão que votou no paes vai se arrepender. Mas agora É TARDE!! Vamos continuar colocando dinheiro no bolso desses políticos!! E continuar com o nosso atestado de BURRICE!!

    ResponderExcluir
  2. Rio pra Quem?!?!?!?!?

    ResponderExcluir