quinta-feira, 14 de março de 2013

Cheiro de podre...

... vindo das águas.

Ontem, dia 13 de março de 2013, passando pelo Jardim de Alah, que divide os bairros de Ipanema e Leblon, senti um cheiro horrível. E nem precisei procurar muito de onde vinha: uma movimentação intensa cercava o canal. Parei para observar e, para meu espanto, o canal estava abarrotado de peixes mortos. E a movimentação era de pescadores!

Hoje li em alguns jornais sobre o assunto. A mortandade de peixes que vem ocorrendo começou na terça feira, dia 12, atingiu principalmente a Lagoa Rodrigo de Freitas e é causada pela falta de oxigênio na água - ontem de tarde chegou a zero! Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente essa situação é causada pelas chuvas que levam muita matéria orgânica para as águas e estas, em decomposição, consomem todo o oxigênio, mostrando que o mar não esta para peixe mesmo. Ano passado aconteceu um evento similar, nesta mesma época do ano e no mesmo local. Mas pelo visto, nenhuma providencia foi tomada para evitar que ocorresse neste ano também. Para se ter uma ideia, em 2009 foram retiradas 100 toneladas de peixes mortos. Esse ano já passamos de 65 toneladas, sendo então o segundo maior desastre da Lagoa.

Enquanto as fortes chuvas e a natureza vem sendo responsabilizadas pelo ocorrido, alguns pescadores atribuíram essa mortandade a falta de renovação da água da Lagoa, já que as comportas que fazem circular e renovar essa água, como a do Jardim de Alah, estiveram fechadas nas ultimas semanas. Eu acredito ainda no excesso de lixo que produzimos e no descarte indevido deste lixo.

Enquanto isso, funcionários da Comlurb vem trabalhando para a retirada dos peixes da Lagoa. Os principais encontrados foram Manjubinha, Acará e Savelha, mas até um Robalo de 4 kg apareceu morto boiando na superfície  Caranguejos e camarões também foram encontrados boiando.


Foto Daniel Ramalho / Terra


Nosso papel de cidadãos? Diminuir o lixo, separar o lixo em material reciclado, encaminhar para coleta seletiva, não jogar NADA no chão, pela janela, em rios e lagoas... enfim, manter a cidade limpa. E fiscalizar os órgãos responsáveis também!

Já fiz um artigo sobre o assunto, mas nunca é demais atualizar! QUER FAZER COLETA SELETIVA?
 Entre no site da Comlurb e se informe! Lá tem os roteiros dos caminhões por vários pontos da cidade e como proceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário