sexta-feira, 1 de março de 2013

Parabéns Rio de Janeiro!

Não tendo sido colonizados pelos portugueses, graças a hostilidade indígena no nosso litoral, entre 1555 e 1567, a Baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, que pretendiam aqui instalar uma colônia de povoamento, a França Antártica.

Para evitar essa ocupação e assegurar a posse do território para a Coroa de Portugal, em 1° de março de 1565 foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, que pela conquista virou a Capitania Real do Rio de Janeiro.

O nome "Rio de Janeiro" foi escolhido pelos portugueses que aqui chegaram no dia 1° de janeiro de 1502 e acreditavam que a baía era a foz de um rio.

Pulando alguns anos de história antiga... 

Fomos capital do Brasil entre 1763 e 1960. Temos além da importância histórica, a importância cultural e financeira. Somos sede de duas gigantes empresas brasileiras, a Petrobras e a Vale, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, a Rede Globo. Somos conhecidos mundialmente por diversos ícones paisagísticos e de entretenimento, como Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor, Praias de bairros diversos, Maracanã, Engenhão, Teatro Municipal, Floresta da Tijuca e da Pedra Branca, Quinta da Boa vista, Biblioteca Nacional, Ilha de Paquetá, entre outros.

Somos Patrimônio Cultural da Humanidade!

Segundo dados de 2005, somos o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional (com destaque para a UFRJ).

Isso entre diversas outras conquistas, títulos e maravilhosidades que só a nossa cidade tem.



Parabéns Rio, por seus 448 anos! Que possamos te dar de presente  tudo o que merece, em agradecimento a tudo o que faz por nós, por usas belezas e riquezas. Hoje é o SEU dia. Por isso, hoje mais que qualquer outro dia, vou te respeitar e te adorar e cuidar de você.

Não vou jogar lixo nas ruas, praias, lagoas. Nem uma guimba de cigarro sequer. Não vou sair de carro nem poluir o ar, vou pedalar pra assim admirar sua paisagem. Não vou gritar nem me estressar com ninguém  vou ser gentil mesmo que a outra pessoa esteja errada. Isso pode estimula-la a ser assim também. Não vou deixar meu cachorro sujar as calçadas. se ele fizer as necessidades, vou limpar tudo. Não vou ligar a música do meu celular no último volume, vou usar meu fone de ouvido - nem todos gostam do mesmo estilo que eu. Enfim, HOJE, mais que nunca, vou pensar em você, minha cidade mas também cidade de muitos outros cariocas.

Esse é meu presente pra você. Um presente que busco te dar todos os dias - e se possível, ensinar os outros para que façam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário