quinta-feira, 28 de junho de 2012

Boca X Corinthians: pra quem torcer?



A questão dos cariocas na noite desta quarta feira definitivamente foi para quem torcer. Em bares, botecos e restaurantes e em milhares de residências cariocas, a televisão estava ligada no jogo da final da libertadores. Quem ainda não estava assistindo, estava ansioso para achar um local apropriado para ver a partida.

Mas afinal, quem deverá ser o campeão dessa libertadores?

Se fosse Boca e Santos, acho que todos torceríamos para o Santos. Boca e Vasco, diríamos que não ia ter jeito, o Vasco seria vice. Boca e a grande maioria dos times brasileiros, acredito que o brasil iria prevalecer. Mas Boca e Corinthians.... O bicho pegou!

De um lado os argentinos, que de hermanos não tem nada. A rivalidade entre brasileiros e argentinos dura mais de 500 anos, anterior até a existência dos 2 países, por questões territoriais de seus colonizadores, uma disputa de terras e poder. Passados esses muitos anos, nossas alianças políticas aumentaram e restou a rivalidade esportiva, com jogos emocionantes, decisões dramáticas e partidas históricas se tornando o verdadeiro clássico do continente. E com isso veio também uma "brincadeira" com cara de verdade, de qual é o melhor país, qual possui o melhor futebol... Quem jogou mais, Pelé ou Maradona?

Do outro lado, os paulistas corintianos. Cariocas e paulistas, outra rixa antiga. Os engomadinhos branquelos que não usam plural e os relaxados folgados que falam tudo com x. Essa briga também é histórica. Segundo Antonio Celso Ferreira, professor na Unesp, ela teve início no final da monarquia, quando o Rio de Janeiro era a sede da corte e concentrava tudo o que era importante para o país. São Paulo só ganhou importância com a ascensão de fazendeiros de café paulistas e a industrialização, que impulsionaram a economia para a região. O Rio deixou de ser a capital e São Paulo passou a ter uma posição central para a economia do País. Com toda essa história, a rivalidade entre as duas cidades não poderia ser diferente, ainda mais no esporte favorito dos brasileiros. 

E um agravante no jogo de ontem foi que além de paulistas eram corintianos! Corintianos se gabam de ser o melhor time, de seus títulos, da enorme torcida, de mais apaixonados, de torcida famosa (já ouviram uma narração da Rede Globo de um jogo do Corinthians?), de torcida violenta, de escola de samba, de seus gritos de torcida .... Ora bolas, estão construindo um estádio pra eles sediarem ALGUNS jogos da seleção! Com apoio do Lula, Luciano Hulk, Fenômeno e mais vários poderosos que influenciam nosso país. 

Enfim, na dúvida de para qual torcer, o que mais ouvi falar nesta quarta foi um desejo comum por um alagamento do estádio, um Ovni aterrissando no meio do campo, infecção estomacal em todos os jogadores, cancelamento do campeonato por qualquer motivo, bombas... Qualquer coisa que acabasse com o jogo. E talvez com alguns jogadores....

MAS, brincadeiras a parte, a verdade é que carioca adora futebol e não perde uma chance de assistir a bons jogos e sentir emoções em partidas importantes. E um bom jogo pressupõe que teremos bons times em campo e um titulo a ser disputado, que foi o que aconteceu ontem. E na hora do gol do boca, vendo a felicidade de maradona e argentinos, passamos a torcer pelo Corinthians. E na hora do gol do Corinthians, o arrependimento por termos torcido por eles. Faz parte.


Será que rola manter esse empate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário