sexta-feira, 29 de junho de 2012

Enquanto isso, no Colégio Pedro II...

Grave! É greve!


Mais uma vez a falta de preocupação com a educação está trazendo reações e problemas imediatos para os jovens estudantes do Rio de Janeiro. A paralisação dos professores do Colégio Pedro II começou no dia 18 e se mantém firme até que uma providência seja tomada. Os professores reivindicam a reestruturação de carreira, reajuste de 22% sobre o salário e melhorias de infraestrutura das unidades. Ao todo são cerca de 13 mil alunos afetados, espalhados pelas 14 unidades da instituição.


Para quem acha um absurdo a greve, saiba que o conselho administrativo do colégio aderiu, pais e alunos também. Afinal, por que aqueles que cuidam da educação de nossos filhos recebem nem 1/10 do que recebem os políticos corruptos? Por que reajustes salariais para deputados são aprovados sem nem 1 dia de espera, com salários que chegam a quase 27 mil (sem contar benefícios) e professores, que cuidam do futuro da nossa gente e país, por vezes não recebem nem mil reais? Isso se formos falar apenas do problema salário....


(Acredito que os que governam devem pensar que com educação o povo jamais os elegeria... E é verdade...)


Para tentar resolver o impasse com professores, o MEC divulgou uma nota dizendo que na próxima reunião terá uma proposta para apresentar aos docentes. mas enquanto essa reunião não acontece, as manifestações continuam. E todas de apoio aos professores.


Abaixo, a música cantada na ciranda feita pelos estudantes no Largo da Carioca, no dia 27 de junho. Os secundaristas fizeram uma grande roda e cantaram juntos a "ciranda da educação", criada pelos próprios. O vídeo está no Youtube, mas por alguma razão não consegui reproduzir o link aqui. Em todo caso, a letra... e no final, o vídeo que é um desabafo de uma professora substituta, contra a greve e vivendo de luz. Uma outra forma de chamar atenção para o problema.

‎"Ó presidenta, presidenta ó,
Sem saúde e educação,
O Brasil ta na pior!

Ó brasileiros, brasileiros ó
A educação parou querendo ficar melhor

Melhor pra quem, e o que é melhorar?
Nós queremos aprender pra além do vestibular

Privatizar, o que o estado deve dar
transporte e educação, nós não devemos pagar

Essa Ciranda Não é minha só ela é de todos nós, ela é de todos nós,
E o estudante vai protestar até o país se unir e ir pra rua gritar!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário