segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20 - Tanto pra tão pouco...



Nós, como indivíduos, nos portamos de maneira extremamente diferente. Temos vontades próprias, manias, convicções, tiques e cismas. Cada um com sua cabeça, com sua digital.

Mas em sociedade o individuo está fazendo parte de um todo, ele é parte de algo muito maior. E a maneira como ele se porta, as coisas que ele pensa e faz, influenciam os demais indivíduos e esse todo no qual ele faz parte.

Ficou abstrato demais? É porque devemos agir como indivíduos que pensam nos outros indivíduos. E se voce não for capaz disso, pense que se a sua ação estiver prejudicando qualquer ser que seja, pode ter certeza de que essa ação deve ser repensada pois não é a coisa correta a fazer.

Semana passada aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nação Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa muito bacana que acredito até ter demorado muito pra acontecer (a anterior ocorrei 20 anos antes, na Eco 92). Muitos preparativos, muita mobilização, muita expectativa!

O objetivo desta conferencia é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o progresso e as lacunas nas decisões adotadas pelos representantes dos grandes países sobre o assunto e também para tratar de novos temas. Um apanhado geral do que foi feito e do que deve ser feito para cuidarmos do nosso planeta e da nossa gente. Foram eleitos, então, 2 temas principais:

- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza
- A estrutura institucional para desenvolvimento sustentável

Para quem ouviu muito falar mas ainda não captou o que é o desenvolvimento sustentável, aí vai a definição dada na Rio+20: "Desenvolvimento Sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. É a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental".

VOCÊ NÃO VAI CRESCER SE NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OUTRAS COISAS ALÉM DO BOLSO E DE SI, SE NÃO OLHAR O PRÓXIMO, SE SÓ PENSAR EM VOCÊ.

A Rio+20 terminou exatamente como começou: sem nada definido. Sem estratégias, sem números a serem atingidos, sem obrigações a serem cumpridas. Os países em crise não leram o significado de desenvolvimento sustentável. Acham que a falta de dinheiro deles agora é um empecilho para progredirem em áreas com preocupação ambiental e inclusão social. Indivíduos que pensam como indivíduos, que não vêem que o problema é maior que seus umbigos, que seus países. O planeta pede socorro e eles acham que dá pra esperar....

A esperança é de que esse evento tão esperado e falado não caia no esquecimento, pelo menos da população. Que tenha servido de conscientização para problemas que vão além do nosso circulo. Que nós, como indivíduos, possamos cooperar nas pequenas atitudes. E que possamos servir de exemplo para que os grandes líderes se toquem de que se forem se preocupar só com o hoje, não teremos mais nada para nos preocupar amanhã, pois ele já não existirá.

Eu não quero esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário