segunda-feira, 2 de julho de 2012

Patrimônio dos cariocas e do mundo

Foto da cidade na Rio+20


Na manhã deste domingo a Unesco, divisão das Nações Unidas voltada para a educação, ciência e cultura, decretou o Rio de Janeiro Patrimônio Cultural da Humanidade.

O que nós cariocas já estamos carecas de saber, agora é decreto! Somos Patrimônio da Humanidade, o que nos dá orgulho e traz ainda mais responsabilidade.

A apresentação para defesa da candidatura da cidade, inscrita na categoria "paisagem cultural" (que engloba natureza e a ação do homem) começou com uma apresentação de slides dos nossos principais locais, como Cristo Redentor e Jardim Botânico. E a intervenção do homem foi ressaltada nas pedras portuguesas de nossos calçadões, com a participação do arquiteto Burle Marx. Nossa candidatura foi ainda defendida pelo discurso da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo documento entregue pelo Iphan. A votação aconteceu na Rússia.

"Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a Enseada de Botafogo", argumenta o Iphan, no documento.

O Brasil conta atualmente com 19 lugares declarados patrimônios. Entre eles a cidade histórica de Ouro Preto, Olinda, Centro histórico de Salvador, Pantanal, Noronha, e o Rio de Janeiro, todinho, sem tirar nem pôr. A primeira cidade do mundo a receber este titulo.

Agora é cuidar, manter e continuar se orgulhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário