sexta-feira, 6 de julho de 2012

Parabéns Princesinha do Mar...

Copacabana é um dos nossos mais conhecidos e belos cartões postais e hoje, 6 de julho, está completando 120 anos. São muitas histórias, moradores, visitantes e apaixonados encantados com sua linda paisagem e com toda sua diversidade. 


Para muitos, o bairro é conhecido como local preferido dos mais idosos. Com todo comércio e lazer espalhado, tudo podendo ser feito a pé, não poderia ser diferente. Quem começa morando lá, dificilmente resolve se mudar. Para outros, o bairro é dos turistas, atraídos pelos mesmos motivos dos mais velhinhos e também pelo enorme número de hotéis grandiosos na orla, como o Copacabana Palace. Essa fartura de turistas acaba atraindo outro público, as vezes bem visto, outras vezes nem tanto, como comerciantes ambulantes, prostitutas e "gatunos", que aumentam a diversidade e fazem parte das histórias de Copa.


O fato é que Copacabana é mesmo uma mistura, tem de tudo um pouco e é a nossa cara. Praia, surfistas, vôlei, frescobol, hotéis, sebos, livrarias, magazines, boates, lanchonetes, padarias centenárias, restaurantes, botecos, lojas de tudo e pra tudo. Pedestres, passantes, idosos, pombas, atletas, góticos, putas, homens, mulheres, gays, crianças, trabalhadores, vagabundos. Tudo e todos. Na boemia, na nostalgia e na modernidade, no agora. Passado, presente e futuro no mesmo lugar.

Um pouquinho de história


O significado de Copacabana teve origem no antigo império Inca e quer dizer "lugar luminoso", "praia azul". A lenda diz ainda que uma virgem apareceu no local para um jovem pescador que maravilhado fez uma escultura em sua homenagem. A imagem da santa ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana: a virgem vestida de dourado sob uma meia-lua. 


Uma réplica da escultura foi então trazida ao Rio de Janeiro no século XVII por comerciantes peruanos e bolivianos e, em sua homenagem, foi construída uma capela sob um rochedo, onde atualmente é o Forte de Copacabana. Na época, Copacabana se chamava Sacopenapã, nome tupi para "caminho de socós" - um pássaro da região. 


Já o famoso Copacabana Palace foi criado no início da década de 20, pelo empresário Octavio Guinle, quando o então presidente Epitácio Pessoa resolveu celebrar os 100 anos da independência do Brasil.


Para celebrar


Para as comemorações dos 120 anos, um palco foi montado em frente ao Copacabana Palace e terá shows gratuitos a partir das 18hs de hoje, com apresentações de djs e artistas variados. 


O dj Luiz Henrique abrirá a festa e as 19hs, representando a Bossa Nova, teremos o show de Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá. Para representar as diferentes gerações que convivem no bairro, as 20hs subirão no palco Martinho da Vila e Mart'nália. Mais tarde um pouco será a vez das escolas de samba.

Um comentário:

  1. Amo meu bairro!!! Com tudo de bom e até de ruim, amo muitão!!

    ResponderExcluir