terça-feira, 23 de março de 2010

Ao carioca Jorge ben!

Ontem, dia 22 de Março, foi aniversário de um ilustre carioca, de nascença e de gingado. Há quem diga que o nosso povo é tão misturado que não tem característica própria. Eu já acho o contrário: essa é nossa marca registrada e ninguém tasca!

E Jorge Ben sabe disso, na sua mistura musical e cultural. Nascido em Madureira, criado no Catumbi, filho de africana. Jogou futebol no Flamengo, teve seu primeiro pandeiro aos 13 anos e cantou em coral de igreja. Teve influência da bossa nova e do samba. Mas sua música ia além disso e seu sucesso também. O primeiro hit, no início da década de 60, foi "Mas que nada" e continua até hoje não só aqui no Brasil mas em todo mundo.


Outras músicas que estão em seu repertório, indispensável em festas e reuniõezinhas! "Chove Chuva", "Cadê Tereza?", "País Tropical", "Que Pena", "Que Maravilha", "Fio Maravilha", "WBrasil", "Taj Mahal" entre muitas outras...

Sua música até hoje passeia pelo samba, funk, black, rap, rock, pop, soul, pagode, mpb, jazz, samba, influenciando músicos de todos os gêneros e artistas de todas as partes e ritmos.

"...Esse samba que é misto de maracatu..."
Salve Jorge! Parabéns pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário