sexta-feira, 19 de março de 2010

Para ouvir e sentir tocar a alma

Parece exagero mas não é... Não sou muito fã de música clássica, sempre gostei de músicas com letras, você entende, canta junto. Grande engano o meu. Ontem a noite minha mãe surpreendeu a familia com um rograma inusitado: havia comprado ingressos para todos irmos na Orquestra Sinfônica Brasileira, que está com apresentações no Jardim Botânico.

Foi uma das coisas mais emocionantes que fiz nos últimos tempos. O maestro explicou tudo o que eu não entendia na música clássica. Explicou cada instrumento, cada grupo de instrumentos. E como são lindos os instrumentos! Não precisava cantar, usar o cérebro e entender a letra das músicas, reconhecê-las pra gostar, nada disso! Você sente a música na alma! Você reconhece o som de um jeito muito mais "natural", uma coisa de dentro mesmo.

A orquestra começou me arrepiando com o Hino Nacional, e terminou mais carioca do que nunca com Tom Jobim. Só digo isso! Se quiser saber mais (e sentir) só indo. Hoje às 11h da manhã é o último dia no JB. Amanhã às 11h na UERJ. "Concertos da Juventude em Cartaz".

Para abrilhantar ainda mais a noite, um orgulho. A platéia estava lotada! E sabe qual o público principal? crianças e escolas municipais, cieps (centros integrados de educação pública), esudantes... Foi um orgulho ver aquela gente toda aplaudindo de pé, cantando e se emocionando com a orquestra. Entrem no site deles pra saber de outros eventos! http://www.osb.com.br

Depois coloco aqui a imagem do folder explicativo, meu scanner está ruim...

Um comentário:

  1. Também fui neste concerto, e amei demais. Há tempos não via nenhum concerto, e foi ótimo. Minha parte preferida foi a do Britten. Emocionante, do inicio ao fim. A OSB está de parabéns. Aliás, dá até vergonha pagar miseros dois reais para assistir tamanha beleza.
    Todos deveriam assistir. Estou vendo videos de outras apresentações de concertos do Britten.

    ResponderExcluir