segunda-feira, 15 de março de 2010

Um personagem: Zé Carioca!


No começo da década de 40, o Sr. Walt Disney esteve no Brasil, no Rio de Janeiro, e por ter gostado tanto da nossa cidade, quis deixar um presente: criu o personagem Zé Carioca, um divertido papagaio, que deveria representar o estereótipo do brasileiro, ou melhor, do Rio de Janeiro, cartão postal do Brasil. Fez isso, claro, com a intenção de fazer a politica da boa vizinhança, já que os EUA estavam reunindo aliados para a segunda guerra e os estúdios Disney lançariam um filme com personagens de vários países... Mas enfim!



Zé Carioca é retratado como um típico malandro carioca. No início de sua criação, vestia terno e gravata coloridos, chapéu de palha e carregando um guarda-chuva, algo para contrapor os norte americanos com seus ternos e roupas impecáveis, homens de negócios. Mas com a influência de desenhistas e roteiristas brasileiros, na década de 70 isso começou a mudar e o nosso personagem ficou mais parecido com o que é hoje, esteticamente e socialmente. Muitos dizem que é um malandro, politicamente incorreto, outros já chamam de vagabundo...

Zé Carioca morou um tempo no morro, mas com o tempo se mudou para a Vila Xurupita, no subúrbio do Rio. Era constantemente perseguido pela Anacozeca (Associação Nacional dos Cobradores do Zé Carioca, mas sempre dava um jeito de escapar. Os cenários das aventuras eram constantemente a paisagem do Rio, o que encantou os leitores nacionais. Tinha um time de futebol sem troféus, amigos como Zé Paulista e Zé Baiano.

Preguiçoso. Dorminhoco. Folgado. Trambiqueiro. Aproveitador. Malandro. Caloteiro. O mais simpático dos personagens! =D

3 comentários:

  1. A verdade é que a personagem acompanhou a imagem que o carioca deixou para mundo.

    ResponderExcluir
  2. "Eis/o malandro na praça outra vez/caminhando na ponta dos pés/como quem pisa nos corações/ que rolaram dos cabarés..." Salve seu blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já viu o vídeo do Zé Carioca conhecendo o Pato Donald? É muito bom!! Mostra bem a imagem de malandro bom vivant do carioca!

    http://www.youtube.com/watch?v=wnZPz4qg49w&feature=related

    Fica bom a partir do 4º minuto! Antes é só aquela história de natureza exuberante...

    ResponderExcluir